Lonas e Lutas

Num momento em que as ocupações de luta por moradia ganham destaque no noticiário e geram debates entre a população, que tal conhecer uma delas por dentro?

Para quem não tem oportunidade de visitar um destes locais ou, na correria do dia a dia, conta com pouco tempo para acompanhar os veículos jornalísticos tradicionais, criamos a @lonaselutas. Trata-se de uma mostra digital de fotojornalismo independente no Instagram. 

Os textos contam histórias de gente que fez parte da Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e que reuniu mais de 8 mil famílias.

Mais do que apresentar uma das maiores ocupações já realizadas no Brasil, e que recebeu o apoio de diversas celebridades, como o cantor Caetano Veloso e o ator Wagner Moura, @lonaselutas fala sobre pessoas. Gente que antes de ser militante, ocupante, baderneiro ou invasor (qualificações que dependem do seu ponto de vista ou opinião política), é ser humano. Com sonhos, medos, virtudes e defeitos.

Durante mais de cinco meses, eu e um amigo jornalista visitamos o local, ouvimos relatos, tiramos centenas de fotos e produzimos o texto, das quais 63 serão exibidas em @lonaselutas.

Os posts foram postados entre Maio e Junho de 2018 e aqui você pode ver um pouco sobre o que rolou.

Aqui coloquei uma parte das histórias que foram retratadas, Porém, se quiser conhecer a história completa, acesse: www.instagram.com/lonaselutas

​© 2016-2019 DMYPhoto

Fotógrafo freelancer 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram